24 de abr. de 2012

Crie objetivos


Não existe nada mais desanimador, depressivo e infeliz do que viver sem objetivos. No caso da corrida, o problema é o mesmo.

Quem é sedentário, permanece assim porque quer e tem dificuldades em estabelecer um objetivo que seja motivador e desafiador. Seja ir caminhar todos os dias até a padaria, deixar o carro e ir trabalhar a pé, percorrer o Caminho de Santiago de Compostela ou até mesmo correr uma maratona, o importante é ter objetivos. Deixe a preguiça de lado e saia do sofá!

Outra coisa, esta história de dizer que “não tem tempo”, é apena uma forma de auto-convencimento de que a corrida não está entre suas prioridades. Então, não se engane, coloque-a entre suas prioridades criando espaço para ela.

Vamos fazer o seguinte, se você quer começar ou se sentir mais realizado com as corridas, não pense apenas em acordar no final de semana e dar uma corridinha de 30 minutos. Estabeleça uma prova-alvo a ser feita em no máximo, 1 mês. Pode ser uma prova de 4Km ou 5Km, mas crie seu primeiro objetivo para medir o progresso.

Se não tem uma assessoria esportiva, busque por sites de corrida que tenham planilhas de treinamento para iniciantes. No mínimo vão aparecer uns 120mil resultados, acho que um deles deve servir para você.

Escolha aquela que esteja mais adequada ao tempo que você se propõe a dedicar aos treinos. O ideal é que seja, pelo menos 3 vezes por semana. Imprima a planilha e coloque em um local que esteja sempre a vista. Digamos a geladeira?!

Todo dia vá até sua planilha, veja qual seu treinamento e prepare-se física e mentalmente para ele. OK! No inicio, não é fácil sair para treinar (no inverno até piora), mas tenho certeza que ao voltar do treino, você irá se sentir mais feliz com si mesmo e por tê-lo completado.

Se o seu objetivo não é correr e sim, perder peso, tudo bem! Saia para caminhar, e tenha certeza de que no caminho vai encontrar uma farmácia ou outro lugar qualquer que tenha uma balança. Pese na ida e na volta. Você vai ver como perdemos peso com facilidade. Que seja 100g por dia, mas ao final de 30 dias, são cerca de 3Kg. Pense nisto!

Para facilitar o acompanhamento de seu progresso, anote seus resultados em um caderno ou planilha eletrônica.

E então, já criou seu primeiro objetivo?

Abraços e boas corridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição.